Como Escolher um Projetor bom e barato (custo benefício)




Os projetos de home cinema estão ficando cada dia mais populares, e com o aumento dessa Demanda, surgiram uma enxurrada  de  aparelhos projetores no mercado, dos mais variados tipos, o que causa uma confusão na hora da compra. Pensando nisso, separamos 5 dicas fundamentais pra você escolher o modelo certo pra você.

 

Tecnologia de fabricação

A tecnologia de fabricação é a maneira que o projetor constrói a imagem. Hoje em dia, as mais usadas são a DLP e a LCD.

A DLP, usa um microchip para construir a imagem, as principais vantagens dessa tecnologia, é o tamanho dos componentes que são muito pequenos, que possibilita a construção de projetores menores e que consomem menos energia, além de uma melhor taxa de contraste do que os aparelhos LCD.

 

Já os aparelhos em LCD, são construídos  com telas de LCD, espelhos e placas de RGB que ajudam a construir a imagem.

A principal vantagem dessa tecnologia, é o preço de fabricação que é consideravelmente mais baixo, pra fins de comparação, projetores LCD com especificações equivalentes a um DLP, pode custar até 4x menos. Além de um melhor gerenciamento individual das cores por usar painéis RGB individuais.

Então se vc quer um aparelho menor pra poder transportar pra qualquer lugar e uma melhor taxa de contraste, vai de DLP, mas se vc quer um aparelho com especificações melhores e não quer gastar tanto, vai de LCD.

 

Lumens e ansi lumens

Lumens e ansi lumens são parâmetros de medida da potência da luz de projeção, como se fosse um IMETRO, os lumes medem a potência da lâmpada na origem, dentro do projetor, já o ansi lúmen é mais confiável, pois mede a potência na tela de projeção. como sabemos que há muita perda de luz da fonte inicial até a tela, seria bom vcs considerarem uma perda de 80 a 90% do valor dos lumens, ou considerar apenas o ansi lúmen, dando preferência a aparelhos com mais potência para ambientes maiores e mais iluminados, para ambientes escuros um aparelho de 100 a 500 ansi já é suficiente.

 

As lâmpadas mais comuns hj são as

Convencionais UHP, LED e laser;

·      As UHP são lâmpadas de vapor de mercúrio de alta pressão, as vantagens delas são: um melhor resultado em ambientes mais claros e a facilidade de substituição das lâmpadas, geralmente é facilitado para ser feito por qualquer pessoa. O lado negativo é o alto consume de energia e baixa vida útil que dura em média de mil a 3 mil horas.



·      Já as lâmpadas de LED, utilizam micro leds para iluminar a tela. As vantagens são o baixo custo, a fidelidade das cores e a durabilidade, podendo passar de 50 mil horas. Os pontos negativos são a baixa eficiência em ambientes claros e dificuldade de substituição, pois não se encontram muitas avulso no mercado.



 

·      Temos também os projetores a laser, que utilizam um laser ao invés de lâmpadas tradicionais, os benefícios são muitos, inicialização rápida, qualidade da imagem, durabilidade que pode ser infinita, baixo consumo de energia, o projetor não esquenta e etc. Porém o maior problema desse tipo de projetor é o alto custo, geralmente estão custando no mínimo 10 mil reais e pouca variedade de aparelhos, pois é uma tecnologia que ainda está engatinhando, mas acredito que em breve vai dominar o mercado, assim que se tornar mais acessível.



 

Resolução nativa

A resolução nativa, é a resolução máxima que um projetor consegue transmitir pra tela. Quanto mais próximo vc estiver da imagem, maior será os pixels, uns quadradinhos que compõe as imagens, e quanto maior é a resolução, menores são esses quadrados. Diferente da resolução suportada, que pode ser superior a resolução nativa, mas isso significa que o aparelho conseguira ler o arquivo, mais a imagem gerada terá a resolução limitada a resolução nativa.

As resoluções mais comuns hj em dia são: 480p, 720p, 1080p e 2160p

 

Uma tela de 100 polegadas com uma distância de 2 metros e meio, acredito que 720p já tenha uma boa experiência. Lembrando que tudo vai depender da qualidade do projetor, da tela e do quanto escuro está a sala.

 

Taxa de contraste

A taxa de contraste, é a diferença entre o preto e o branco, por exemplo; uma taxa de 1000:1 significa que o preto é mil vezes mais preto que o branco, e quanto maior é a taxa, melhor é a qualidade do preto.

Em um ambiente pequeno e com iluminação controlada, uma taxa de 1000:1 já é aceitável, sendo que quanto maior essa taxa, melhor.

 

 

Distancia de projeção:

A distância de projeção vai determinar o quanto o seu projetor precisa estar longe da tela para te entregar uma tela maior.

Os mais comuns hoje são os ultra curta distância que para entregar 100 polegadas ficam cerca de 50cm da tela,

Tem os de curta distância que pra 100 polegadas ficam a 1,5m da tela e os convencionais que geralmente ficam a 3m para entregar 100 polegadas.

 

Quanto menor é a distância de projeção, melhor é o aproveitamento da luminosidade do projetor, pois a lâmpada fica mais próxima da tela, porém o preço sobe consideravelmente. Um ultra curta custa em média 10 mil reais, o que diminui muito o custo benefício, mais aí vai da necessidade e condições de cada um.

Eu vou deixar aqui a baixo o link de ótimos projetores, ultra curta, convencional, DLP e LCD para fins de comparação.

 

Se você conhece alguém que está afim de comprar um projetor e tem muitas dúvidas, compartilhe esse post.

Melhores projetores custo beneficio em 2021:

Projetor LCD Wzatco c3: https://s.click.aliexpress.com/e/_A1ORI7 Mini projetor DLP: https://s.click.aliexpress.com/e/_98XbT9 Projetor Xiaomi Wanbo t2 Max: https://s.click.aliexpress.com/e/_AlGQFv projetor Blitzwolf: VT12: https://s.click.aliexpress.com/e/_A2Obn0 Projetor xiaomi laser: https://s.click.aliexpress.com/e/_Al8pUa Fengmi 4k projetor a laser: https://s.click.aliexpress.com/e/_A1FgYl Projetor Xiaomi wanbo X1: https://s.click.aliexpress.com/e/_AVqXal

Assista o video de como escolher um projetor aqui a baixo:


Postagem Anterior Próxima Postagem