Será o fim das placas de vídeo de entrada? AMD Phoenix pode revolucionar esse mercado

 

Os processadores com gráficos integrados da AMD fazem sucesso entre os consumidores por apresentarem uma boa relação custo-benefício no segmento de entrada. Pensando nisso, a empresa segue com planos e investimentos fortes nesses produtos.

Rumores anteriores já apontaram que a próxima geração de hardware da AMD pode ser uma "revolução" no segmento gamer de entrada. Agora, possíveis detalhes vazados nesta sexta-feira (29) apontam para uma APU com gráficos RDNA 3.

De acordo com o site ComputerBase, essa futura APU de codinome "Phoenix" deve ter seu chip baseado na microarquitetura Zen 4 da empresa, contudo, o número de núcleos ainda é desconhecido. Especula-se que sejam ao menos oito.

Já a parte gráfica dessa possível nova APU usa a próxima arquitetura RDNA 3 e pode incluir até 16 unidades de computacionais. Isso se traduz em 1.536 processadores de fluxo. Vale citar que as APUs atuais da empresa possuem 512 SPs.

Outra especulação sobre essa APU "Phoenix" é que seus gráficos ofereçam um desempenho semelhante ao de uma placa de vídeo dedicada Radeon RX 6500 XT ou até mesmo algo próximo da RX 6600, a depender da quantidade de núcleos.


Por fim, é esperado ainda suporte para memórias RAM DDR5 de alta velocidade e para a interface PCIe 5.0. Porém, um ponto que pode desanimar a muitos, é que essa APU pode chegar apenas para notebooks, pelo menos em um primeiro momento.
A AMD introduziu a arquitetura RDNA 2 em suas APUs para notebooks da série Ryzen 6000 de codinome "Rembrandt" com um grande salto de performance. No entanto, a combinação entre Zen 4 e RDNA 3 é ainda mais atraente. Só nos resta aguardar.

Postagem Anterior Próxima Postagem