Twitch reprime os seios novamente, revertendo sua política de ‘nudez artística’


Dias após liberar o mamilo (artístico), o Twitch está recuando em sua política de "nudez artística" que permitia aos streamers exibir representações ilustradas, animadas ou esculpidas de seios, nádegas e genitais.


O anúncio ocorre dias após o Twitch divulgar amplas atualizações em sua política de conteúdo sexual, simplificando as diretrizes da comunidade da plataforma e permitindo nudez em determinados contextos, como em streams de arte. A reversão acontece após muitos membros da comunidade de arte do Twitch, que há muito tempo defendem o levantamento das restrições à nudez na arte, manifestarem preocupações com a quantidade de nus fotorrealistas gerados por IA inundando a categoria de arte do Twitch desde a atualização da política.


A partir de sexta-feira, representações de nudez real e fictícia estão novamente proibidas no Twitch. Os streamers ainda poderão exibir nudez em jogos classificados como "Mature" (para maiores de idade).

Em um post no blog, o CEO do Twitch, Dan Clancy, escreveu que a empresa inicialmente atualizou sua política de nudez em resposta ao feedback dos streamers de arte, que reclamaram que as restrições existentes eram "limitantes". Ele disse que a atualização pretendia permitir que os criadores "utilizassem a forma humana em sua arte". Desde a atualização de quarta-feira, os streamers produziram uma "quantidade significativa" de conteúdo recém-permitido no Twitch.


"Grande parte do conteúdo criado gerou preocupações na comunidade. Essas são preocupações que compartilhamos", disse Clancy. "Após reflexão, decidimos que fomos longe demais com essa mudança. Representações digitais de nudez apresentam um desafio único - a IA pode ser usada para criar imagens realistas, e pode ser difícil distinguir entre arte digital e fotografia."


Clancy acrescentou que a empresa não está fazendo mais alterações na nova política de conteúdo sexual.


A atualização inicial pretendia simplificar e esclarecer a posição do Twitch em relação à nudez, mas as diretrizes hiperespecíficas da política apenas ampliaram a área cinzenta entre o que era e não era permitido na plataforma. Representações "ficcionalizadas" de seios, nádegas e genitais totalmente expostos eram permitidas, mas "avatars de realidade aumentada" como VTubers precisavam obedecer aos mesmos requisitos de vestimenta que os streamers regulares. Um porta-voz do Twitch disse ao TechCrunch que a nudez era permitida se fosse fixa, e que VTubers poderiam interagir com a audiência e fazer "gestos" que poderiam violar as políticas da plataforma, que proíbem qualquer ato sexual em stream.


A política de código de vestimenta do Twitch não foi afetada pelas mudanças de sexta-feira. Streamers que se apresentam como femininos devem cobrir seus mamilos e não têm permissão para mostrar "sob o busto", mas podem mostrar decote. Ainda não está claro se é permitido mostrar "sideboob".


Na atualização inicial, a nudez artística era permitida, desde que os criadores rotulassem sua stream como contendo "temas sexuais". O conteúdo marcado com etiquetas maduras - incluindo "drogas, intoxicação ou uso excessivo de tabaco", "jogos de azar" e "representações violentas e gráficas" além de "temas sexuais" - não é promovido nas recomendações da página inicial do Twitch e deve ser procurado intencionalmente pelos usuários. Um porta-voz do Twitch disse ao TechCrunch que o sistema atualizado de classificação de conteúdo visa garantir que os espectadores consintam em ver conteúdo maduro, além de dar aos anunciantes mais poder sobre onde seus anúncios são exibidos. O Twitch espera aumentar a confiança da marca em veicular anúncios na plataforma ao fazer isso.


As restrições levantadas sobre o conteúdo NSFW foram amplamente aceitas pela comunidade de arte do Twitch, mas outros expressaram preocupações sobre como a política foi implementada. Embora poucos criadores tenham pedido ao Twitch que proibisse completamente a nudez, alguns pediram à plataforma que adicionasse mais proteções para evitar que os espectadores vejam conteúdo maduro, como desfoque de miniaturas de stream e opções de filtragem ao navegar pela categoria de arte. No UserVoice, o fórum de feedback da comunidade do Twitch, os usuários também sugeriram adicionar uma etiqueta madura separada para nudez artística, em vez da tag geral de "temas sexuais", além de criar uma página inicial separada para conteúdo para maiores de 18 anos, para que os criadores que rotulam suas streams com etiquetas maduras ainda possam ser descobertos. Um artista no UserVoice apontou que, desde a atualização de quarta-feira, a categoria de arte foi invadida por conteúdo NSFW não artístico e nus gerados por IA.


"Não que isso não seja arte e essas contas não existissem antes, elas apenas apareceram em nossa categoria devido a essa nova política", escreveu o streamer Kamisama_Kimi. "A categoria de arte existe há anos, para pessoas transmitindo e assistindo arte, e nosso espaço querido se transformou em um saco para aqueles que não sabem em qual categoria deveriam transmitir, tornando-o bastante desconfortável."


Em geral, os sites de mídia social enfrentam dificuldades para lidar com políticas de nudez condicional. Nudez consensual e conteúdo sexual são permitidos no Reddit e, até recentemente, eram permitidos no X (anteriormente Twitter). Moderar "nudez artística" ou "nudez não sexual" é mais complicado porque a linha entre nudez e conteúdo sexual tende a ser subjetiva. O Instagram proíbe nudez, com exceção de fotos de pinturas e esculturas, amamentação, parto, momentos após o parto e situações relacionadas à saúde, como tratamento de câncer de mama ou cirurgia de confirmação de gênero. Ainda assim, os usuários reclamam que o conteúdo contendo seios visíveis e expostos é frequentemente sinalizado e removido, mesmo que esteja dentro das exceções da política.


Os usuários têm reclamações semelhantes sobre o Tumblr, que infamemente proibiu pornografia em 2018 antes de voltar atrás no ano passado com uma atualização de política que


 permite "nudez e outros tipos de material adulto", mas não "representações visuais de atos sexualmente explícitos ou conteúdo com foco explícito em genitais". Artistas e criadores de conteúdo adulto dizem que o Tumblr aplica a política de maneira inconsistente e, assim como o Instagram, pode remover conteúdo nu que não viola as Diretrizes da Comunidade.


Os sites com diretrizes mais claras permitem completamente nudez e conteúdo sexual, ou não permitem. Políticas de nudez condicional que tentam separar a "boa nudez", como na arte, da "má nudez" ou conteúdo sexual, não são tão progressistas quanto parecem ser.


No caso do Twitch, a linguagem de política mais meticulosa e clara ainda tinha brechas. Nenhum dos exemplos detalhados delineados nas diretrizes atualizadas abordou a verdadeira ameaça aos artistas online: nus realistas gerados por IA.


"Embora eu desejasse que tivéssemos previsto esse resultado, parte do nosso trabalho é fazer ajustes que sirvam à comunidade", disse Clancy no post. "Peço desculpas pela confusão que esta atualização causou."

Postagem Anterior Próxima Postagem