Intel lança os novos processadores Xeon de 4ª geração para servidores, nuvem e computação de inteligencia artificial

 





A Intel finalmente lançou seu processador Xeon Scalable de 4ª geração (codinome Sapphire Rapids). No evento de lançamento desta semana, a Intel descreveu o novo Xeon como um de seus lançamentos de produtos mais significativos até o momento.

A nova CPU Intel Xeon Max Series, também conhecida como Sapphire Rapids HBM, foi apresentada no evento. É um processador baseado em x86 com memória de alta largura de banda que se destina a impulsionar aplicativos HPC sem exigir modificações. Além disso, a Intel revelou sua série Data Center GPU Max, também conhecida como Ponte Vecchio, que foi criada para oferecer melhores recursos de computação de borda, nuvem, rede e borda.

Além de melhorar o desempenho do data center e da infraestrutura em nuvem, as novas CPUs são importantes para a Intel e seus parceiros por outros motivos. Os atrasos, inicialmente devido a problemas de fabricação e, finalmente, a uma falha descoberta no ano passado, ajudaram a AMD a expandir sua presença no data center.

De acordo com a Intel, os processadores Xeon de 4ª geração fornecem aos clientes uma variedade de opções para controlar a potência e o desempenho, fazendo o melhor uso dos recursos da CPU para auxiliar na conquista de suas metas de sustentabilidade. Esses processadores são as CPUs de centro de dados mais ecologicamente corretas da Intel.

Ao usar aceleradores integrados, os consumidores da 4ª geração Intel Xeon podem antecipar um aumento no desempenho médio por watt de eficiência de 2,9x para cargas de trabalho específicas em comparação com as gerações anteriores.

A empresa disse que a família Xeon de 4ª geração expande muito a estratégia e a abordagem de carga de trabalho desenvolvida pela Intel. Ele também oferece uma família de processadores especificamente otimizados para redes de alto desempenho e baixa latência e cargas de trabalho de ponta.

Além disso, o Xeon CPU Max Series é o primeiro e único processador baseado em x86 com memória de alta largura de banda, acelerando várias tarefas de HPC sem exigir modificações de código. De acordo com a Intel, o Data Center GPU Max Series, que é a CPU de maior densidade da Intel, será oferecido em uma variedade de fatores de forma para atender a vários requisitos do cliente.

Além disso, os 64 GB de RAM de alta velocidade que o Xeon CPU Max Series oferece no pacote aumentam consideravelmente a taxa de transferência de dados para aplicativos HPC e AI.

Os principais provedores de nuvem que já implantaram o novo processador escalável Xeon de 4ª geração da Intel incluem AWS, Microsoft, Google Cloud, IBM e Oracle. A AWS já implantou os processadores mais recentes em seu serviço EC2, disse o vice-presidente da Amazon, David Brown.

A CPU Xeon Max Series supera os processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração de nível superior em até 3,7 vezes 10 em uma variedade de aplicações práticas, incluindo modelagem de energia e sistema terrestre, disse a Intel.

Funcionários da Intel também elogiaram as atualizações de segurança feitas na CPU escalável Xeon de 4ª geração. A CPU escalável Xeon de 3ª geração da Intel possui Software Guard Extensions (SGX), compatível com este processador. Ao minimizar a superfície de ataque em situações privadas, públicas e de ponta a ponta, o Intel SGX oferece computação segura.

Trust Domain Extensions (TDX), uma tecnologia de isolamento de máquina virtual que a Intel criou para facilitar a migração de aplicativos para ambientes de computação seguros, agora é um recurso do novo processador Xeon de 4ª geração.

Postagem Anterior Próxima Postagem