Como encontrar o seu propósito de vida? 5 dicas de especialistas que farão toda diferença

 


Descobrir o propósito de sua vida e encontrar o seu chamado está se tornando mais forte na sociedade de hoje. À medida que a idéia de desenvolvimento pessoal se torna mais popular, a idéia de manter o estilo de vida considerado "normal" vem diminuindo. Isso parece coincidir com o número crescente de pessoas que estão passando por um desgaste emocional e estão em busca de uma vida que inspire crescimento, se sinta melhor e tenha um impacto positivo no mundo.

 

 

Infelizmente, muitas pessoas ficam presas à crença de que seu verdadeiro chamado resultará em amplo reconhecimento e uma fortuna considerável. Embora isso possa se provar verdadeiro para algumas pessoas, para a maioria de nós não é obrigatório ou garantido. Não se iluda pensando que é necessário um amplo reconhecimento e fama para cumprir seu verdadeiro chamado.

 

 

O programa japonês focado em encontrar o seu verdadeiro chamado, Ikigai, é derivado da interseção entre o que você ama, o que você é bom, o que você pode receber e o que o mundo precisa. Quando você conseguir encontrar esse ikigai, obterá benefícios significativos para si e para o mundo em geral. Imagine como seria o mundo se todos estivéssemos vivendo no cruzamento de paixão, vocação, profissão e missão.


Gráfico do Chamado Ikigai


 

 

Como seres sofisticados e inteligentes, temos muitos desejos e necessidades que direcionam nosso comportamento. Uma das mais poderosas dessas que muitas vezes é ignorada é o desejo de encontrar profunda satisfação em nossas vidas. Saber que o que estamos fazendo é importante e tem um impacto positivo naqueles que nos rodeiam e na sociedade.


O desafio de hoje é que a maioria de nós não teve a chance de ouvir, muito menos ouvir e responder ao nosso verdadeiro objetivo, porque nossas vidas não nos dão o contexto para que isso aconteça. Temos a tendência de focar no que devemos fazer, em vez de descobrir o que nascemos para fazer. Felizmente, existem coisas que qualquer um pode fazer para ajudá-los a encontrar seu verdadeiro chamado.

 

 

 

 

1. Olhe para dentro

 




 

Se você deseja encontrar seu verdadeiro chamado, deve começar olhando dentro de si. Muitos de nós têm medo de passar um tempo sozinhos, sem distrações. Isso geralmente ocorre porque temos um sentimento de medo subjacente que persiste sob a superfície de nossas vidas cotidianas. No fundo, entendemos que, se fecharmos o mundo e focarmos em nós mesmos, teremos que enfrentar nossos demônios e enfrentar os traumas, problemas e emoções que trancamos por tanto tempo.

 

 

Nós tendemos a travar a dor como meio de sobrevivência quando não temos as ferramentas e o suporte adequados à nossa disposição. É uma reação adaptativa e não é nada do que você deveria se envergonhar ou se sentir culpado. No entanto, chegará um momento em que você terá que viajar dentro de si. Quando olhamos para dentro, temos que começar a percorrer a bagunça do nosso mundo interno. No entanto, com tempo suficiente, amor próprio e perseverança, emergiremos mais fortes e mais capacitados.



2. Inicie o registro no diário


 


 

Uma maneira fácil de começar a encontrar o propósito da sua vida é começar a registrar no diário. Quando você coloca seus pensamentos no papel, permite-se processar tudo o que foi acumulado em atraso, esvazia sua mente e traz clareza à maneira como está vivenciando sua vida.

 

 

O bom de uma prática regular de registro no diário é que você não precisa se preocupar com o que escreve, apenas com suas palavras. Se você ficar preso, pode começar a pensar naquelas coisas em sua vida que o deixam com raiva, triste ou qualquer outra emoção ou experiência com a qual esteja lidando no momento.

 

 

Todos nós levamos uma vida ocupada e encontrar tempo para fazer um diário pode ser um desafio. Você pode tentar dedicar tempo escrevendo seu diário logo de manhã, antes de ir para a cama, ou a qualquer momento que faça sentido e possa se encaixar na sua rotina diária. O registro no diário é mais eficaz quando você pode dedicar pelo menos 20 minutos por dia à prática.

 

 

Ao registrar no diário, reserve um tempo para voltar e ler as entradas antigas. Freqüentemente, essas entradas antigas podem ser incrivelmente úteis para entender suas circunstâncias atuais e para ver até onde você realmente chegou na sua jornada.

 

 

Além de ajudá-lo a encontrar seu verdadeiro objetivo na vida, o diário também traz outros benefícios inesperados, de acordo com evidências científicas recentes. O registro em diário pode ajudá-lo a esclarecer seus pensamentos e sentimentos, a se conhecer melhor, a reduzir o estresse, a resolver problemas de maneira mais eficaz e a aprender a resolver desentendimentos com os outros.


3. Torne-se um observador


 


 

Outra maneira de começar a procurar o seu verdadeiro objetivo é através da prática regular da meditação da atenção plena e do tempo gasto sozinho na natureza. Na sociedade moderna e hiper-sensível de hoje, o silêncio e a solidão são experiências raras e necessárias nas quais muitos de nós somos deficientes.

 

 

Encontrar tempo para fazer esse tipo de prioridade permitirá que você aprenda a ajustar as distrações externas em sua vida e cultivar a consciência dentro de si. A meditação da atenção plena também permitirá que você aprenda a ouvir e testemunhar como está se sentindo e pensando. Isso permitirá que você examine cuidadosamente as escolhas que está fazendo diariamente. Essa pura consciência da escolha é uma semente que, quando adequadamente nutrida e protegida, ajudará você a permitir que seu Ikigai floresça completamente.

 

 

Quando você começa a perceber que pode mudar seu foco, começa a recuperar seu poder e pode começar a imaginar completamente como as coisas em sua vida podem ser diferentes. Com esse poder, você está melhor equipado para encontrar a harmonia dentro de si mesmo e de todos os seus relacionamentos, tanto profissionais quanto pessoais.

 

 

Aumentar sua realização não é um evento único. Quando se trata de encontrar o entendimento correto e a integração dessa realização em sua vida, pode ser um processo demorado.

 

A natureza transitória de nossas experiências e nossa tendência inata de esquecer as coisas, mesmo aquelas que na época eram tão claras e que mudavam de paradigma, só funcionam para nos preparar para redescobrir e reaprender a mesma lição novamente.


Uma maneira de ajudá-lo a se lembrar é capturar um áudio ou vídeo ou anotar rapidamente a realização no momento e revisá-la regularmente.

 

 

É fácil começar com a meditação da atenção plena. Comece reservando um tempo e encontre um espaço tranquilo para praticar. O objetivo da atenção plena não é acalmar a mente ou tentar alcançar um estado de calma, mas, em vez disso, você pretende prestar atenção ao momento presente, sem julgamento. Quando você está no meio de sua prática, se você começar a perceber os julgamentos que surgem em sua mente, apenas faça uma anotação mental deles, deixe-os passar e volte a observar o momento presente.

 

 

Muitas vezes, nossas mentes tendem a se deixar levar pelo pensamento. É por isso que, na meditação da atenção plena, o objetivo é praticar o retorno repetidamente ao momento presente. É importante que, durante a sua prática, você não se julgue por qualquer pensamento que venha à sua mente, apenas pratique o reconhecimento de quando sua mente se desviou e a leve de volta ao presente.


 

4.     Expanda sua base de conhecimento

 

 


Para expandir sua base de conhecimento, você pode ler novos livros que normalmente não leria. Os livros oferecem uma janela para o mundo de outra pessoa. Eles estão cheios de sabedoria, conhecimento e idéias valiosas. Se você está sempre em movimento ou é mais um aluno auditivo, pode tentar ouvir audiolivros ou podcasts sobre assuntos que lhe interessam e que desejam aprender mais. Os podcasts de formato longo têm uma ampla variedade de temas e tópicos para discutir.

 

 

Os podcasts podem ter um impacto considerável na maneira como você pensa sobre sua vida e como vai vivê-la. As várias conversas podem apresentar novos conceitos e possibilidades que você nunca imaginou existir. O poder dos podcasts é que ele permite que você gaste tempo com pessoas que você nunca seria capaz de fazer de outra maneira. A alternativa tradicional é ler seus livros e blogs, o que pode ser extremamente valioso. A única desvantagem disso é que eles não são necessariamente tão acessíveis para a maioria de nós, porque é muito mais fácil fazer o download de um MP3 e ouvi-lo ao longo do dia. Estar presente nos pensamentos, histórias e idéias de outras pessoas com mais experiência na vida do que você é um verdadeiro presente.

 

 

Outra área que vale a pena conferir são os tipos de carreiras que outros escolheram e criaram para si mesmos, para ver o que, se houver, pode ressoar com você. Tente evitar idealizar aqueles que se destacam, acreditando que sua vida será perfeita se você pudesse ser como essa pessoa, em vez disso, aceite que


tudo o que você acha que vale a pena fazer exige muito trabalho e sacrifício. Sua missão é tentar se tornar a melhor versão de si mesmo, não ser exatamente como outra pessoa.

 

 

 

 

5. Não se apresse

 

 


Encontrar sua verdadeira vocação nem sempre acontece em uma linha reta. De fato, pode-se argumentar que, para a maioria de nós, ocorrerá através de um conjunto aparentemente aleatório de desafios ou circunstâncias. Muitos de nós conhecemos esses alinhamentos aparentemente aleatórios de lugares, pessoas e eventos como sincronicidades. Acreditamos que quanto mais vivemos nosso verdadeiro chamado, mais vida sincronizada acaba sendo.

 

 

Algumas pessoas tiveram a sorte de ter experiências de mudança de vida que as ajudaram a encontrar e viver seu verdadeiro propósito. Outros ainda buscam o único sinal de que estão no caminho de encontrar e viver seu verdadeiro propósito na vida. Se você está lutando para determinar o que deve fazer em sua vida, lembre-se de que é preciso paciência.

 

 

Você não pode nem deve esperar que sua verdadeira ligação seja entregue à sua porta da frente por correio expresso. Descobrir e aperfeiçoar continuamente seu caminho na vida será uma parte regular de sua jornada. Você precisa ter compaixão de si mesmo e saber que onde quer que esteja em sua vida agora, é o melhor lugar para estar. Aprenda a tratar a si mesmo, suas práticas e o mundo com paciência e não apresse sua jornada para encontrar o verdadeiro objetivo da sua vida.

 

 

Você precisa se lembrar de tomar seu tempo e aprender a discernir o que parece certo em seu coração. Tente evitar torturar


a si mesmo quando sentir que está falhando. Lembre-se de que seus sucessos e fracassos fazem parte do processo e, com paciência suficiente, você encontrará seu verdadeiro chamado.

 

 

 

 

Conclusão

 

 

Todos neste mundo têm seu próprio objetivo que precisam tentar descobrir. Eles têm seu próprio chamado para responder e seu próprio Ikigai para abraçar. É a natureza misteriosa de como você acaba encontrando seu chamado que ajuda a tornar cada vida uma aventura tão bonita.

 

 

Também é essencial lembrar que, ao procurar seu verdadeiro objetivo, qualquer jornada que valha a pena deve ter seu próprio conjunto de desafios e sucessos, mas a chave para chegar ao fim é seguir em frente e confiar nisso com perseverança suficiente , contemplação honesta e profunda, você acabará por seguir o caminho que é seu e somente seu.

 

 

Encontrar o seu verdadeiro chamado é um processo cheio de tensão, dúvida e estresse que precisa ser gerenciado continuamente. Todo mundo tem uma escolha. Você pode optar por seguir o caminho à sua frente ou não. Mas, o que quer que você decida fazer, terá que trabalhar e agir se quiser encontrar seu verdadeiro objetivo na vida.

Postagem Anterior Próxima Postagem